Tipos de redação - Descrição

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Dando sequência aos tipos de redação, hoje chegou a vez da descrição. Diferentemente da Narração e da Dissertação, a Descrição é pouco usada como atividade escolar.

Descrição

Descrever é representar com palavras as características de algo. Em geral qualquer coisa pode ser o objeto de uma descrição, você pode descrever pessoas, lugares, objetos e até coisas abstratas como sentimentos.

Basicamente existem dois tipos de descrição: Objetiva e Subjetiva.

Descrição Objetiva é feita de maneira simples e direta, retratando do modo que a coisa realmente é. Para deixar bem claro vou pegar um exemplo;



Um objeto metálico, cromado. Tem aproximadamente 10 centímetros, em geral é usado para prender papel.

Para mim, a largura do objeto e forma dele não são informações fundamentais, pois aposto que conseguiriam entender que eu me referia a um clipe de papel mesmo sem a imagem. Entretanto outras pessoas poderiam achar que as informações que eu omiti eram fundamentais, por isso a descrição não é muito precisa, pois ela varia de acordo com a pessoa que vê o objeto.

Descrição Subjetiva, essa sim é imprecisa, pois esse tipo de descrição envolve sentimentos por parte de quem descreve, ou seja, essa descrição envolve. Em geral é usada para descrever pessoas ou sensações.

Bom, não tenho muito o que falar sobre descrição, como podem ver é um tipo de redação extremamente simples e por não ser muito cobrado em vestibulares e provas, não se encaixa no foco do blog, por isso encerro por aqui esse assunto.

Mas para quem tem interesse nesse assunto, eu recomendo esse ótimo texto do Brasil Escola:


Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

0 comentários:

Postar um comentário




 
Top