Sinonímia

sábado, 31 de janeiro de 2015

Fala galera, voltando aqui com as atividades do blog. Como muitos devem estar se preocupando com redação (se não estão, é para se preocuparem sim!), estou voltando aqui com meu quadro de dicas de redação. Nesse post, não farei nenhuma pesquisa como costumo fazer para os outros, porque não tem risco de induzir ninguém ao erro.

Sinonímia

Não sei se já aconteceu com você, mas seguramente chegará um momento em que você precisará fazer uma redação e ficará em dúvida sobre a ortografia de uma palavra. Ultimamente vivemos em tempos de corretor ortográfico, nosso Word acentua automaticamente e o tem famoso tracinho vermelho para dizer se estamos errados, mas o que fazer quando estivermos escrevendo no papel e não no computador?

Nessas ocasiões eu aconselho totalmente o uso de um sinônimo, assim sua frase não fica fora de contexto e você ainda se livra da chance de perder pontos por errar na escrita.

Por exemplo: " [...] o governo deveria viabilizar melhorias na educação." 

Opa, espera... Viabilizar é com Z ou com S ? (Desconsiderem o corretor pessoal,  é só um exemplo).
Essa dúvida de Z e S é uma das mais comuns, um outro bom exemplo é a palavra analisar, que termina com o mesmo fonema, porém é escrita com S.

Voltando à nossa situação hipotética, como estou na dúvida entre Z ou S e não quero errar, uma saída é procurar algum Sinônimo, palavra com significado parecido ou próximo o bastante para não deixar minha frase fora de contexto.

 Exemplo: "[...] o governo deveria proporcionar melhorias na educação." Em ambas as frases, o sentido da ideia de que o governo deve melhorar a educação se manteve.

Uma boa maneira de demonstrar domínio da Língua Portuguesa é evitar repetições de palavras no texto. Para esses casos eu novamente recomendo o uso de sinônimos. Certa vez, um professor chegou a dizer que repetições de palavras e expressões diminuem o resultado da redação do Enem, não sei se é verídico, mas gosto de evitar repetições desnecessárias.

Bom, pessoal, por hoje é isso. Estudem !
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

0 comentários:

Postar um comentário




 
Top