Geografia - O papel do Brasil na globalização.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015






Para falarmos da globalização, precisamos primeiro entender o que é esse fenômeno que tantas pessoas falam e que tanto é cobrado em vestibulares.

Globalização: Atual estágio de interdependência e conexão entre povos e nações. Vale lembrar que esse é um fenômeno extremamente amplo, mas que não atinge todos os países


Brasil: subdesenvolvido e industrializado.

Corresponde a uma caracterização introduzida ao Brasil na globalização. Para ser considerado industrializado é necessário ter um parque industrial amplo. E o subdesenvolvimento é uma situação sócio-econômica do país.

No entanto, esse é um termo que vem caindo em desuso, atualmente, somos denominados de EMERGENTES e EM DESENVOLVIMENTO.

Para um país ser considerado rico ou pobre, o critério de definição é o PIB do país, o Brasil no primeiro trimestre de 2014 tinha um PIB de R$1,204 trilhões, logo, é considerado rico. Porém, é considerado subdesenvolvido pois seu nível de IDH é de apenas 0,744 e o minimo estabelecido pela ONU para ser considerado desenvolvido é de 0,800. 

Os países que são considerados emergentes são aqueles que são subdesenvolvidos, que se industrializaram após a segunda guerra e estão em crescimento econômico.


BRICS


O BRICS nasceu em 2003, como uma tentativa de democratizar o debate geo-politico, pois, antes quem decidia o futuro do mundo era um grupo de 7 países denominado G7, ou seja, o objetivo do grupo é fermentar os  interesses políticos em comum aos países emergentes.

É importante frisar que, o BRICS não é um bloco econômico, é uma aliança politica. A Africa do Sul, entrou apenas em 2010.

Mercosul

Mercosul, ou mercado comum do sul, é um bloco econômico que abrange a maioria dos países da America do Sul. O bloco é composto pelos países fundadores: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela* e pelos países sócios: Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia. O Mercosul foi criado em 1991 oficializado com o Tratado de Assunção.

Um bloco econômico é dividido em 4 fases: Área de livre comercio, União Aduaneira, Mercado comum, e União econômica monetária. Em 1995, o bloco passou para a segunda fase, ou seja, passaram para a fase de união aduaneira. Quais são as características dessa fase? Os países fazem uma tabela de imposto para os produtos importados de fora do bloco. No entanto, apenas os países fundadores participam da segunda fase, os demais ainda estão na primeira fase.
  • 96/97: Tratado de Ushuaia, trouxe o Chile e a Bolívia como países sócios.
  • 2000/2005: Peru, Equador, e Colômbia entram como associados.
  • 2006-2012*: Protocolo de adesão da Venezuela. O Paraguai era contra a adesão pois o é um país de direita e a Venezuela de esquerda, porém, em 2012 foi temporariamente afastado do bloco por causa de um golpe anti-democrático, com o único opositor fora, a Venezuela entrou e já entrou com status de país fundador, porque? Porque era necessário alguém que fizesse oposição aos E.U.A.. Pois os países fundadores estavam sendo pressionados para desfazer o Mercosul para que a ALCA* pudesse entrar em vigor, porém como a Venezuela bateu o pé e disse não, por isso a ALCA não entrou em vigor. Resumindo, a Venezuela entrou como país membro para fazer oposição a ALCA(E.U.A) e consequentemente para que o Mercosul continuasse a existir.
*AlCA= Área de livre comercio das Américas, que no papel é um bloco econômico que deixaria livre de impostos produtos americanos na America, mas que na pratica seria um plano estratégico dos E.U.A., que visa ampliar seu domínio econômico e politico sobre o continente.









 
Top